top of page
IMG_8959.JPG
Ayurveda
Foto do escritorSilvia Perotti

Campanha Coma Bem - Outono


Fique de bem com a Natureza!

Na tradição da Ayurveda, as estações do ano marcam importantes mudanças na natureza, como intensidade dos raios solares, vento, umidade, temperatura e duração do dia e da noite. Estes fatores alteram nossa força, disposição, fogo digestivo, qualidade de sono, concentração, apetite, metabolismo e, consequentemente, nosso sistema imunológico.

Cada um de nós reage a estas mudanças de acordo com seu biotipo e estilo de vida e as reações podem ser observadas, minimizadas ou potencializadas quando aplicamos os conceitos ayurvédicos em nossa alimentação do dia a dia.

Dessa forma, nos colocamos em harmonia com o universo, promovendo saúde e bem-estar.

Outono - 20 de Março a 21 de Junho

No final do verão, com as chuvas, o corpo se acostuma com o nível mais fraco dos raios solares e experimenta uma queda na temperatura. Porém, no início do Outono, o sol volta a brilhar e agrava Pitta (1) que foi acumulado no período anterior. Simples comportamentos podem ser muito favoráveis neste período, como evitar o sol e o vento e se expor aos raios lunares no início da noite. Além disso, é recomendado não dormir durante o dia.

O Outono é uma excelente estação para o consumo de cereais que tem sabor doce (2), segundo os princípios da Ayurveda, vegetais levemente amargos (3) e alimentos menos gordurosos. É essencial a utilização de condimentos que acalmem o fogo digestivo, como cominho, semente de coentro e mel por ter propriedades adstringentes. Crucíferos cozidos no vapor, como brócolis e couve-flor, são ótimas opções. Outra boa alternativa é o leite de coco que pode substituir o creme de leite em diversas receitas.

Segundo a Ayurveda, as proteínas animais mais adequadas ao Outono são codorna, coelho e cordeiro. Em geral, a alimentação deve ser mais seca e é aconselhável evitar alimentos gordurosos, coalhada e frutos do mar.

As transições entre estações podem trazer à tona certas tendências a doenças, reforçar um padrão que adquirimos com nossos hábitos e, ainda, estabelecer uma patologia. Portanto, temos que adequar hábitos alimentares e de rotina a cada mudança de estação.

Ainda que o hábito de se alimentar com os 6 sabores ayurvédicos seja uma boa prática, a adequação para os sabores mais favoráveis de cada estação potencializa o efeito preventivo. Além disso, recomenda-se na Ayurveda um período de 7 dias, antes do final de cada estação, onde se faça uma transição suave de hábitos.

Uma regra válida, é sempre consumir os alimentos da estação. Hoje, temos tudo no supermercado o ano todo. Isso não nos ajuda a saber o que realmente está na época. Procure no site da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais da sua cidade a lista dos produtos disponíveis em cada estação.

 

1. Pitta é um dos Doshas (Vata, Pitta e Kapha), energias que dão funcionalidade ao nosso corpo. Essas energias são produzidas no processo digestivo dos alimentos.

2. Cereais de sabor doce: flocos de aveia, arroz basmati, centeio, cevada, couscous, painço e trigo.

3. Vegetais levemente amargos: acelga, couve, ervilha, berinjela, espinafre e alface.

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page