Essa sensação não está somente ligada a quanto se come, mas como se come. Existem outros fatores que afetam nossa sensação de saciedade como o valor nutricional e a capacidade de absorção de nutrientes que temos.
Este vídeo (veja abaixo) mostra estudos que comparam nossas reações físicas quando comemos alimentos sólidos, líquidos frios e sopas. Eles registraram o consumo de calorias diárias consumidas, medindo assim nossa sensação de saciedade depois da ingestão de alimentos similares em diferentes formas.
A conclusão é que o tempo que levamos para comer e nossa ideia do valor calórico/nutricional do alimento interfere na nossa sensação de saciedade. Ou seja, para se sentir saciado é preciso aprender a comer devagar e atribuir um valor energético / nutricional ao alimento. Então a ideia de comer gordura boa e carboidratos de qualidade podem sim ajudar a nos mantermos saciados mais tempo e, por conseqüência, comer menos mesmo sendo alimentos mais calóricos.
Cuidado com alimentos diet, light, low fat, smooties e shakes. Esses alimentos podem nos levar a comer mais por não nos dar essa sensação maravilhosa chamada saciedade!
Mais informações você confere no video.