Um bom caldo é a base de pratos que tiram suspiros das pessoas.
Para um caldo básico, basta usar os talos de ervas e verduras (couve, espinafre, salsinha, coentro), cebola e alho, cenoura, a parte verde do alho poró, salsão, tomate e cascas dos legumes que você usou na semana passada.
Além disso, você pode colocar tomilho, pimenta do reino, semente de coentro e qualquer outra especiaria que gostar.
Mas tome cuidado com ingredientes que chamamos de “estrela”, aqueles que se sobressaem demais como o gengibre, pimenta dedo de moça, limão, etc. Deixe para acrescentar esses ingredientes quando for usar o caldo e de acordo com o sabor que você quiser dar ao prato.
Agora vou dar algumas dicas para dar personalidade a esse caldo:
1. Para dar uma cor escura e sabor mais profundo, como um caldo de carne, use funghi seco. Dois cogumelos são suficientes para dar cor e sabor ao caldo;
2. Ervas como capim cidreira e folha de limão dão um aroma ao caldo que vai muito bem em pratos Thailandeses;
3. Se quiser dar um toque de gengibre sem deixar muito forte, use em pó;
4. Outro segredinho é colocar uma erva seca no caldo pronto e quente, tampar, deixar descansar e depois coar. Isso ajuda a transferir o sabor da erva para o caldo sem comprometer a sutileza de sabor que o caldo deve dar a um prato.
Faça caldo pelo menos uma vez por semana, use metade no mesmo dia e congele o restante para o próximo prato. Não use caldos industrializados, eles contém glutamato monossódico. Ingrediente que além de viciar o paladar, aumenta a fome!