Muito comum hoje em dia as pessoas dizerem que tem síndrome do intestino irritável. Você sabe o que é? Os sintomas são cólicas intestinais, gazes, diarreia ou constipação com dor e persistentes.
Os motivos podem ser vários, alergia ou intolerância a glúten, lactose, e/ou outros alimentos, tipo e quantidade de bactérias na flora intestinal, distúrbio de músculos e nervos abominais, a incapacidade de digerir certas fibras ou alimentos ou até mesmo inflamações no estômago ou intestino. A lista de possibilidades é grande. Mas o que fazer para amenizar os sintomas sem depender de remédios?
Primeiro é preciso fazer um teste para verificar se você tem alguma intolerância ou alergia. No caso de um diagnóstico positivo, é fundamental mudar a dieta. Os alimentos mais comuns são centeio, cevada, trigo, cebola, alho, leguminosas, derivados do leite, mel, maçã, melão, pêssego, damasco, amora, xarope de milho e adoçantes artificiais.
Lembre-se que toda dieta restritiva pede uma avaliação profissional para garantir que sua alimentação proverá tudo que seu corpo necessita para funcionar bem.
Os princípios ayurvédicos aplicados na alimentação podem ajudar o corpo a restabelecer o equilíbrio energético, melhorar a digestão e consequentemente a absorção dos nutrientes.
Além disso, o ajuste da dieta feito de acordo com a Ayurveda, gera menos estresse no corpo e previne focos de inflamação no estômago e intestino.
Ainda que existam remédios e suplementos industrializados, o melhor é sempre tentar caminhos naturais!
Leia o artigo na íntegra aqui!