Estações: primavera, verão, outono, inverno
Porções: 6
Validade: 3 dias
Ingredientes
2 cenouras médias
1 xícaras de farinha branca orgânica tipo I
1 ½ xícaras de farinha integral
1 colher de semente de linhaça hidratada em ½ xícara de água
1 colher de chá de sal
1 colher de chá de açafrão da terra
¼ xícara de azeite tipo único ou óleo de coco (líquido)
½ pacotinho de fermento biológico em pó
½ colher de sopa de açúcar demerara
½ xícara de água morna
1 colher de sopa de manteiga (para untar)
1 colher de chá de páprica picante
Misturar as farinhas e o sal e reservar. Aquecer a água (morna abaixo de 47oC) acrescentar o fermento e o açúcar e deixar descansar por 1 minuto. Liquidificar a cenoura (higienizada e descascada) com a mistura do fermento, óleo, semente de linhaça hidratada. Transferir o líquido para uma tigela funda e ir acrescentando a mistura de farinhas aos poucos. Está no ponto quando a massa começa a desgrudar da tigela. Transferir para uma forma de pão untada com manteiga e farinha branca, polvilhar a páprica picante e deixar crescer com a forma coberta em lugar quente e longe da luz por 1 hora. Assar em formo pré-aquecido a 180oC até secar completamente no centro.
A cenoura pode ser substituída por beterraba crua, folhas verde escuras, mandioquinha ou abóbora cozidas, e etc. Para variar o sabor acrescente especiarias e pimentas. Para dar textura finalize com sementes cruas ou oleaginosas.
Essa receita foi cedida gentilmente pelo amigo e mestre Osnir Cugenotta, eu apenas corrigi a quantidade de óleo e troquei ovos por semente de linhaça.