Você sabia que algumas combinações alimentares podem gerar toxinas e obstruir o fluxo de energia do corpo?
Hoje se fala tanto em suco detox, alimentação detox, chá detox, etc. As pessoas buscam cada vez mais incluir na sua rotina alimentos e práticas para combater os efeitos nocivos do estresse e da alimentação desregrada.
O que a maioria das pessoas não sabe é que se pararmos de nos intoxicar já é um bom caminho para dar ao corpo as condições necessárias para que ele se recupere naturalmente.
Uma das fontes de acúmulo de toxinas no organismo é o consumo de alimentos incompatíveis no dia a dia. Nossos hábitos nos levam a desenvolver distúrbios que muitas vezes não conectamos com nossa alimentação. Uma simples e aparentemente inofensiva salada de fruta pode se tornar uma vilã se consumida regularmente!
O Ayurveda nos alerta de algumas combinações que devem ser evitadas como alimentos de efeito antagônico ou práticas contraindicadas. Exemplos:
Consumo de cereais e leguminosas mal cozidas, cozidas de mais ou queimadas;
Combinar peixe com leite e derivados;
Misturar frutas cítricas com leite e derivados;
Misturar mel e ghee na mesma quantidade.
Veja Tabela abaixo para mais exemplos:
Além disso preze pela variedade, comer sempre a mesma coisa aumenta o risco de intoxicação. Dê prioridade para alimentos de fácil digestão, isso facilita a absorção dos nutrientes e eliminação de resíduos e toxinas.